Notícias

Rosa Magalhães lança livro sobre trabalho nos Jogos Olímpicos de 2016 e no Pan de 2007

23/11/2018

Sessões de autógrafos vão acontecer no Restaurante La Fiorentina e na Cidade do Samba
 
 
A carnavalesca, cenógrafa, figurinista e diretora de arte Rosa Magalhães, um dos trunfos da Portela para o Carnaval 2019, vai lançar seu novo livro, "E vai rolar a festa..." (Ed. Nova Terra, 180 pg, R$ 80), no Restaurante La Fiorentina, no Leme, no dia 27 de novembro, às 19h. A obra é um relato sobre sua experiência de criar e produzir a festa de encerramento da Olimpíada Rio 2016 e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007 - pelo qual ganhou o Emmy de Melhor Figurino - desde a seleção até o fim do espetáculo, com seus desafios e resultados. 
 
Desenhos, plantas, croquis, perspectivas e fotos de making off e dos espetáculos prontos ajudam a contar ao longo das 180 páginas um pouco dessa história que é também nossa, uma vez que o livro é um importante registro material de nossa cultura e do nosso processo criativo, tão celebrado mundo afora.
 
"Depois de ter feito a festa da abertura dos Jogos Pan-Americanos, fui arrumar o escritório e arquivar o material do projeto. Fui revendo as etapas, o trabalho que havia sido descartado, o que havia sido aproveitado, fotos, recortes de jornais... Era tanta coisa que fiz um projeto para um livro. Visitei alguns possíveis candidatos a patrocinadores, depois, sem nenhum resultado positivo, acabei guardando a maquete numa gaveta, e lá ficou esquecida por quase dez anos. Com a criação da festa de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, acabei mexendo nos desenhos guardados e lá estava aquele protótipo de livro. Achei que poderia retomar o projeto já quase que esquecido. Foi quando surgiu um patrocínio, e aí esta o livro. Corta daqui, aumenta dali, e acredito que a leitura ficou agradável, os desenhos ilustram o texto, indo desde a ideia mais simples até a sua execução. Espero que os leitores gostem", diz Rosa, que será a responsável pelo desfile da Portela em 2019, quando a escola homenageará a cantora Clara Nunes. 
 
Uma outra sessão de autógrafos vai acontecer na Cidade do Samba, na Gamboa, no dia 11 de dezembro, às 17h. O prefácio é de Paulo Costa, grande incentivador do livro, e doutorando em economia na Universidade de Harvard. O texto da contracapa é da escritora, museóloga e tradutora Maria Luiza Newlands.
 
Oito vezes campeã do carnaval carioca, a artista já atuou nas escolas de samba Beija-Flor, Império Serrano, Tradição, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense, União da Ilha, Vila Isabel, Mangueira e São Clemente.
 
Além das vitóras na Sapucaí e dos 12 Estandartes de Ouro (Jornal O Globo), seus principais prêmios são o Emmy de Melhor Figurino, pela abertura Jogos Pan-Americanos; dois prêmios MinC; prêmios Carlos Gomes; Ordem do Mérito Cultural; e Medalha de Prata, oferecida pelo governo da Áustria. 
 
Seus livros anteriores foram "Fazendo Carnaval" (Ed. Nova Aguilar) e "O inverso das origens", junto com Maria Luiza Newlands (Ed. Nova Terra).
 
 
 
Serviço:
Lançamento do livro "E vai rolar a festa...", de Rosa Magalhães
Editoria Nova Terra, 180 páginas, R$ 80)
 
Restaurante La Fiorentina
Endereço: Avenida Atlântica, 458 A, Leme 
Data: Terça-feira, dia 27 de novembro
Hora: 19h
Telefone: 2543-8395
 
 
Cidade do Samba
Endereço: Rua Rivadávia Correia 60, Gamboa, Zona Portuária
Data: Terça-feira, dia 11 dezembro
Hora: 17h



Foto: Fernando Tribiño / Divulgação
Legenda: Rosa Magalhães é a carnavalesca da Portela

 



Parceiros