Notícias

Roda de samba marca encerramento da turnê de Nilce Fran pelo Japão

25/09/2018

Coordenadora da ala de passistas da Portela promoveu oficinas de dança durante dez dias
 
 
Uma animada roda de samba marcou o encerramento da turnê da coordenadora da ala de passistas da Portela, Nilce Fran, pelo Japão. O evento, que foi realizado no último domingo (23), no restaurante Que Bom, no bairro de Asakusa, em Tóquio, contou com a presença de cerca de 70 japoneses, que dançaram, cantaram e aproveitaram para tirar fotos e pegar autógrafos da portelense.
 
Em dez dias de estadia no país asiático, a eterna passista Estandarte de Ouro visitou pontos turísticos e ministrou 14 oficinas em três diferentes estados japoneses, ensinando para um total de 80 passistas de várias agremiações nipônicas. 
 
Nilce, que também integra a comissão de Harmonia da maior campeã do carnaval, deu ainda aulas especiais para quatro escolas japonesas: GRES ICU Lambs, GRES Alegria, GRES Estrangeiros e GRES Saúde, tendo até promovido oficina dentro de uma universidade.
 
Muito satisfeita com o resultado das aulas, Nilce Fran elogiou as alunas. "As meninas vieram com muita vontade de aprender. Posso dizer que a paixão delas pela dança do samba ajudou bastante. Obviamente que, devido ao curto espaço de tempo para o ensino, apenas dez dias, nem todas conseguiram alcançar o nível desejado por mim. Mas, hoje, elas sabem exatamente como dançar com elegância, sem firulas, usando apenas os movimentos relacionados a arte de sambar", avaliou. 
 
Kishuko Sudoh, vice-presidente do Consulado da Portela no Japão e passista da Portela, fez coro: "A Nilce tem um estilo de dançar e uma didática muito particulares. As passistas japonesas entenderam exatamente os pontos principais realçados por ela, que dão ênfase ao samba com elegância, postura, força nas pernas e nos quadris, movimentos corretos das mãos, dos braços, e técnica apurada."  
 
O Consulado da Portela no Japão, que organizou e patrocinou a viagem de Nilce Fran, teve como parceiros a ala de passistas da Portela e o departamento cultural da agremiação. A empreitada contou, ainda, com apoio institucional da Embaixada do Brasil no Japão.
 
Além de Nilce, estiveram no Japão em 2018 o mestre de bateria Nilo Sérgio, o presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, o mestre-sala Marlon Lamar e a porta-bandeira Lucinha Nobre. Todas as viagens fizeram parte do calendário de comemorações dos 95 anos da Portela.
 
Vale ressaltar que o Consulado já planeja novas atividades e surpresas para 2019.



Foto: Consulado da Portela no Japão
Legenda: Roda de samba feita para Nilce Fran


>>> Nilce Fran se encanta com pontos turísticos e gastronomia do Japão


 



Parceiros