Notícias

Programa Mesa Brasil, do Sesc RJ, distribuirá hambúrgueres na porta da quadra da Portela, nesta sexta-feira

03/09/2020

Departamento de Cidadania da agremiação participará de ação do projeto, que está perto de alcançar marca de 10 mil lanches oferecidos gratuitamente durante a pandemia
 
 
 
O Sesc RJ vai promover a distribuição de mil hambúrgueres na porta da quadra da Portela, nesta sexta-feira (4), a partir das 14h. A ação, que integra o Mesa Brasil Sesc RJ, programa de combate à fome e ao desperdício, contará com o apoio do Departamento de Cidadania da agremiação e da Cruz Vermelha. A quadra fica na Rua Clara Nunes 81, em Madureira. 
 
Com a distribuição em frente à sede da maior campeã do carnaval do Rio, o programa alcançará a meta de 10 mil hambúrgueres destinados a pessoas impactadas economicamente pela pandemia da Covid-19 e pelo isolamento social. Kits de escovação também serão entregues no local, atendendo a moradores de Oswaldo Cruz, Comunidade do Cajueiro, Complexo da Serrinha, Turiaçu e Vaz Lobo.
 
A atividade, que é voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social, celebrará, ainda, a conclusão de uma união de esforços entre empresas e instituições para transformar em 10 mil sanduíches parte de uma doação de 16 toneladas de carne vegetal recebida pelo programa do Sesc RJ. Os hambúrgueres foram preparados em cozinhas do Sesc com insumos doados por Burger King (carne); O Burguês, Bread Maker, Los Paderos (pão); Costelão do Cadeg (embalagem); produtores rurais de Nova Friburgo (alface e tomate); além das lanchonetes das unidades Sesc RJ e cozinhas profissionais do Senac RJ (condimentos e bebidas), fechadas temporariamente por conta da pandemia. O supermercado Prezunic também contribuiu com 1 mil refrigerantes para a ação desta sexta-feira.
 
O trabalho aconteceu às sextas-feiras de julho e agosto, começando na Rocinha, no dia 3 de julho. Depois, percorreu Morro dos Prazeres (Santa Teresa), Santa Cruz, Complexo do Alemão, Lapa, Mangueira, Vicente de Carvalho, Santa Cruz da Serra (Duque de Caxias) e Parque Estoril (Nova Iguaçu). A distribuição representou a ampliação do escopo de atuação do Mesa Brasil Sesc RJ, que antes da Covid-19 destinava alimentos não perecíveis e in natura a entidades cadastradas. 
 
Em razão da demanda crescente ocasionada pela pandemia, o programa se dedicou, também, a distribuir refeições prontas ao público final. Além dos hambúrgueres, às sextas-feiras, o Mesa Brasil ofereceu 16 mil refeições a moradores de comunidades do Grande Rio nas quintas-feiras de junho e julho.
 
 

Legenda: Hambúrgueres são preparados em cozinhas do Sesc RJ e do Senac RJ, com o apoio de diversas empresas parceiras
Foto: Wando Soares / Divulgação Sesc RJ
 



Parceiros