Notícias

Presidente da Portela e Tia Surica vivem dia histórico no Palácio do Planalto

25/07/2017

"Histórico." Assim o presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, resumiu o encontro ocorrido nesta terça-feira (25), no Palácio do Planalto, em Brasília, entre os representantes das escolas de samba do Grupo Especial e o presidente da República, Michel Temer, que terminou com uma promessa de ajuda de R$ 13 milhões para o Carnaval do Rio. A reunião aconteceu pouco antes da posse do novo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.

Em entrevista ao site oficial da Portela, o presidente Luis Carlos Magalhães, que foi ao evento com a baluarte Tia Surica, falou sobre a reunião. "Foi histórico o dia de hoje. Posso dizer que a melhor e mais objetiva síntese do que aconteceu aqui em Brasília partiu do presidente (Fernando) Horta, da Tijuca. Ele disse: 'Há males que vêm para o bem', referindo-se às dificuldades de relacionamento com a prefeitura do Rio que geraram esse encontro com o presidente Temer e o novo ministro da Cultura, declarando apoio total ao Carnaval."
 
O carnavalesco e comentarista de Carnaval Milton Cunha também deu detalhes do encontro. "O samba foi recebido pela Presidência da República. O presidente (Temer) garantiu a liberação de R$ 13 milhões para as escolas, independente daquela situação ofertada pela prefeitura. É algo garantido. Argumentamos que o Carnaval não poderia perder sua alegria e o presidente garantiu que isso não vai acontecer", revelou Cunha ao site Carnavalesco. 
 
Para Tia Surica, integrante da Velha Guarda da Portela, o dia também foi bastante especial. Durante a cerimônia de posse do novo ministro da Cultura, a sambista, que estava na plateia, acabou sendo aplaudida de pé, após ser citada por Sérgio Sá Leitão.
 
Participaram também da reunião com Temer o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, e representantes da Mocidade, do Salgueiro, Mangueira, Grande Rio, Unidos da Tijuca e Beija-Flor, além do deputado federal Pedro Paulo (PMDB-RJ). Ao fim, Castanheira convidou o presidente da República para assistir aos desfiles da Marquês de Sapucaí em 2018.
 
 



Parceiros