Notícias

Portela receberá feira de empregos para pessoas com deficiência no dia 28

21/09/2017


A quadra da Portela receberá, na próxima quinta-feira (28), das 10h às 16h, uma grande ação social voltada para trabalhadores com deficiência e reabilitados pelo INSS. Promovido pela Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (SRT-RJ), o 'Dia D', que integra o Circuito Fluminense de Inclusão da Pessoa com Deficiência, vai promover uma feira de empregos e oferecer diversas atividades. Os interessados deverão ter a partir de 16 anos.

O objetivo é ampliar o número de trabalhadores com deficiência ou reabilitados no mercado formal. "A principal estratégia da data é dedicar um dia inteiro de atendimento exclusivo para a inclusão desse público, reunindo em um mesmo espaço as empresas que vão disponibilizar vagas e os trabalhadores candidatos a uma oportunidade de emprego", explica o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. 
 
Na ocasião, além de ministrar palestras para o público, representantes do Ministério do Trabalho irão esclarecer dúvidas sobre a legislação e a fiscalização realizada pelo órgão. Especialistas da área de saúde e previdência também estarão disponíveis para conversar com o público.
 
Para disputar as chances de trabalho que serão oferecidas pelas 38 empresas participantes, os candidatos deverão apresentar documento de identidade, carteira de trabalho, PIS/NIS, CPF, currículo, comprovante de escolaridade, laudo médico atualizado (se for PcD), certificado de reabilitação emitido pelo INSS (se for reabilitado) e comprovante de residência. Os candidatos com necessidades especiais poderão, ainda, fazer carteira de trabalho. Para tirar a primeira via, é preciso levar carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, CPF e comprovante de residência. Já para a segunda via, é necessário apresentar todos os documentos listados e a carteira de trabalho anterior ou registro de ocorrência policial no Rio de Janeiro, informando a perda ou extravio do documento. 
 
A ação, que já passou por Duque de Caxias, na Baixada, e pelo Centro do Rio, contará com a parceria com vários órgãos. Toda estrutura de informática para o atendimento à população, como internet, rede, computadores e impressoras será disponibilizada pelo Sistema Firjan (SESI-RJ e SENAI-RJ).
 
Outro destaque do 'Dia D' será a participação do Departamento de Projetos Sociais e Cidadania da Portela, que vai oferecer atendimento dentário gratuito ao público. Além da distribuição de kits de higiene bucal, profissionais do setor vão dar dicas de escovação. O evento contará, ainda, com a presença ilustre do cantor Gabrielzinho do Irajá, que cantará algumas canções acompanhado de ritmistas da bateria Tabajara do Samba.
 
"Será uma grande oportunidade para pessoas com necessidades especiais e reabilitados pelo INSS conseguirem uma colocação no mercado de trabalho. Sabemos que essas pessoas já enfrentam desafios muito grandes, por isso nós da Portela ficamos muito felizes de poder receber um evento que certamente ajudará no resgate da cidadania de muita gente", destaca Luis Carlos Magalhães, presidente da campeã Portela. 
 
A quadra da agremiação fica na Rua Clara Nunes 81, em Madureira.
 
 
 
Serviço:
CIRCUITO FLUMINENSE DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - DIA D
 
28/09 (quinta-feira): Quadra da Portela
Endereço: Rua Clara Nunes 81, em Madureira, Zona Norte do Rio
Horário: das 10h às 16h
 
 



Parceiros