Notícias

Portela lança projeto cultural na Lapa, nesta quinta-feira

15/02/2017

Evento de abertura terá Monarco, apresentação do grupo Praça Onze e exposição
 
 
Com o clima de Carnaval já tomando conta do Rio, a Portela, através do seu Departamento Cultural, vai lançar um projeto musical nesta quinta-feira, às 20h, no Espaço Multifoco, na Lapa. No evento, que será bimestral e acontecerá até o fim do ano, a agremiação terá um pouco de sua rica história cantada e contada. 
 
A parte musical do evento inaugural do 'Portela na Lapa' ficará por conta do grupo Praça Onze, com um repertório que reconstitui o início das escolas de samba e os primórdios do rádio no Brasil, exaltando compositores, muitos deles praticamente desconhecidos do grande público, mas fundamentais para a consolidação do gênero como a principal identidade da cultura brasileira. O 'Portela na Lapa' também lembrará obras de Paulo da Portela, Antônio Caetano, Antônio Rufino, Ventura, Abelardo, Alcides, Alvaiade, Manacéa, Mijinha, Aniceto, Chico Santana, Alberto Lonato, Casquinha, Argemiro, Candeia, Picolino, Walter Rosa e muitos outros. 
 
Presidente de honra da escola, Monarco ficará responsável por relembrar histórias e canções marcantes do universo portelense. A noite também contará com a presença do presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, e do grupo Praça Onze, que terá a missão de animar o público.
 
Outro grande destaque do evento será a exposição "O Axé da Portela Voltou, agora na Lapa, Sob as Bênçãos de Dona Dodô", com curadoria de Walter Pereira e Maria Lucia Silva, montada no térreo do Multifoco. A mostra contará com um traje da eterna porta-bandeira, além de painés com fotos que reproduzem o já histórico desfile da escola em 2014, o primeiro feito pela administração 'Portela Verdade'. Também neste local estarão à venda produtos oficiais da Portela e do Departamento Cultural. 
 
O evento de lançamento, que será apenas para convidados, vai celebrar o resgate da relação entre o samba de Oswaldo Cruz e a Lapa, tradicional reduto da malandragem carioca. "A ideia é cantar e contar a trajetória da escola", resume o diretor cultural da Portela, Rogério Rodrigues.
 
O Espaço Multifoco fica na Avenida Mem de Sá 126, na Lapa. O couvert artístico será R$ 10. A partir de 13 de abril, os encontros serão abertos ao público em geral. As demais edições do 'Portela na Lapa' vão ocorrer em 8 de junho, 10 de agosto, 12 de outubro e 14 de dezembro. 
 



Parceiros