Notícias

Portela fará show na Feira das Yabás, neste domingo

06/12/2019

Comandado por Marquinhos de Oswaldo Cruz, última edição do ano do evento vai celebrar Padroeira da agremiação
 
 
 
A Portela será uma das atrações da Feira das Yabás, tradicional evento de música e gastronomia, que vai agitar Oswaldo Cruz, neste domingo (8), a partir das 13h. A última edição de 2019 da festa vai homenagear Nossa Senhora da Conceição, padroeira da agremiação. Comandada por Marquinhos de Oswaldo Cruz, a festa contará, ainda, com roda de samba e a presença dos cantores Garrezinho, Debinha Reis e Alana.
 
Após o encerramento dos festejos pela Padroeira em sua quadra, a Portela vai levar o elenco-show para fazer uma grande apresentação, a partir do final da tarde, na Feira. A presença da bateria, do casal de mestre-sala e porta-bandeira, e das demais estrelas da Portela tem como objetivo reverenciar Marquinhos de Oswaldo Cruz, portelense ilustre e membro do Conselho Deliberativo da agremiação, por sua luta em defesa do samba e da cultura carioca.
 
Além da boa música, o público poderá experimentar a culinária típica do subúrbio carioca nas 16 barracas expositoras do evento, sob o comando das matriarcas das famílias mais tradicionais da região de Oswaldo Cruz. Entre as muitas opções, estão o mocotó e o aipim com carne seca da Tia Surica, baluarte da Portela. Outra refeição concorrida é a rabada com batatas feita por Dona Neném, a mais veterana das tias, com 94 anos. Neide Sant'anna, pastora da Velha Guarda da Portela, serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo. 
 
Na barraca de Jane Carla, pastora da Velha Guarda e responsável pelas baianas da Portela, é vendido cozido de peixe. Romana, viúva do compositor Ivan Milanez, vai de carré com couve à mineira à moda carioca e caldos. Bobó de camarão é o prato da Jussara. E Selma Candeia, filha de Candeia, oferece carne seca com abóbora.
 
A combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz fica sob a responsabilidade da Tia Nira. Rosimeri Cruz serve a deliciosa galinha com quiabo, enquanto Jane Pereira mostra o jiló frito, além de caldos e canjas. 
 
Rosângela Maria leva a tripa lombeira e o bolinho de bacalhau para a Feira, enquanto Marlene apresenta roupa velha e feijoada. E, se você ainda não estiver satisfeito, pode experimentar a vaca atolada da Tia Natércia e da Sueli. Para arrematar, as expositoras Vera de Jesus e Janaina preparam doces deliciosos. Os preços das refeições ficam em torno de R$ 30.
 
 
Serviço:
Feira das Yabás  
Atrações: Roda de samba com Marquinhos de Oswaldo Cruz e convidados, além de show com os segmentos da Portela
Data: Domingo, dia 8 de Dezembro
Hora: a partir das 13h
Local: Praça Paulo da Portela
Endereço: Estrada do Portela S/N, Oswaldo Cruz (em frente à Portelinha)
Entrada franca
Informações: (21) 97042-3110
Classificação: Livre
 

Foto: Leo Cordeiro

 



Parceiros