Notícias

Portela e UFRJ promovem curso gratuito 'Salvando Vidas em Grande Eventos: Carnaval'

04/05/2023

No sábado, 06 de maio, terá início a edição de 2023 do curso 'Salvando Vidas em Grande Eventos: Carnaval' realizado pela Portela em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O curso é gratuito e tem como objetivo oferecer capacitação e a formação de multiplicadores em BLS (sigla em inglês de Suporte Básico de Vida) e o gerenciamento de situações de emergência (afogamento, obstrução das vias aéreas superiores, ferimentos e queimaduras). Serão quatro encontros (06/05, 13/05, 20/05 e 27/05) no horário de 9h às 11h30, na quadra da escola (Rua Clara Nunes, 81 – Madureira). As inscrições serão feitas no dia 6h, antes do início da primeira aula.

A equipe é composta de professores e alunos da Medicina da UFRJ. O curso é aberto a qualquer um que deseje participar. Aqueles que participarem de pelo menos 3 palestras, terá direito a um certificado.

O curso 'Salvando Vidas em Grande Eventos: Carnaval' nasceu a partir dos eventos trágicos que ocorreram no carnaval de 2017, quando nítida a necessidade de se treinar o maior número de pessoas possível para atendimento básico em acidentes em eventos com grande número de pessoas. Paralelamente, há semanalmente eventos na quadra da Portela que atraem muitas pessoas e os organizadores desses eventos precisam também dominar esses conhecimentos.

Assim, nasceu em 2018 este curso, que vai além da formação em primeiros socorros. Durante as aulas a equipe da UFRJ irá falar sobre muitas situações de atendimento como acidentes em incêndios, com eletricidade, afogamento, manobras para desobstrução do engasgo, etc. Falamos das circunstâncias que levam aos acidentes e suas consequências devastadoras, como o uso do álcool e drogas.

 



Parceiros