Notícias

Portela de Asas Abertas terá roda de samba, homenagem a compositores e encontro de consulados

14/11/2019

Última edição do evento comandado pelo Departamento Cultural promoverá, ainda, exposição e feira de empreendedores
 
 
A quadra da maior campeã do carnaval carioca vai receber neste sábado (16), a partir das 14h, a última edição do projeto Portela de Asas Abertas. Promovido pelo Departamento Cultural da escola, o evento contará com roda de samba, homenagem a compositores vencedores de samba-enredo e exposição para marcar o Dia da Consciência Negra. Outros destaques serão o 4º Encontro dos Consulados da Portela e o batizado da representação de Petrópolis.
 
"Ao longo dos anos, o Asas Abertas tem contribuído para manter viva a chama das rodas de samba tradicionais e o repertório do cancioneiro portelense. Nessa última edição, nada mais justo que trazer o samba-enredo de novo para o centro da quadra. Por isso, resolvemos também trazer o 'Molhado a Palavra' para misturar o prazer do cantar com a reflexão", afirma o diretor cultural Rogério Rodrigues. 
 
O Molhando a Palavra é um projeto de preservação de memória e aprofundamento de reflexões a respeito dos temas pertinentes ao funcionamento das escolas de samba como instituições culturais e carnavalescas. 
 
"Debater o papel do samba-enredo neste momento de crise financeira e das relações com o poder público é fundamental, especialmente depois que as escolas acordaram e voltaram a participar do debate das questões que afligem as pessoas com enredos mais críticos", completa Rogério.
 
Já confirmaram presença os compositores campeões Claudio Russo, Celso Lopes, Samir Trindade, Flávio Bororó, Alexandre Fernandes, Júnior Escafura, Luiz Carlos Máximo, Jorge do Batuke, Valtinho Botafogo e muitos outros. E como todo papo de sambista precisa ter samba, eles vão participar da roda acompanhados pelo grupo Samba dos Crias, que será a principal atração musical. 
 
Conforme vem ocorrendo desde 2016, os Consulados da Portela vão se reunir para confraternizar e batizar a mais nova representação oficial da escola, fundada em Petrópolis, na Região Serrana. O público também poderá provar a gastronomia das pastoras da Portela, além de prestigiar a feira de empreendedores e a exposição especial de alunos da região, para marcar o Dia da Consciência Negra, sob coordenação do professor Luiz Espírito Santo. 
 
Perto de se despedir do projeto mais bem-sucedido do Departamento Cultural, Rogério Rodrigues relembra alguns momentos inesquecíveis. "Durante anos, nasceram ou debutaram para o público aqui muitos sambistas, como os agrupamentos dos consulados de São Paulo e Rio Grande do Sul, o Samba da Princesa, de Juiz de Fora, o 7 na Roda, de Brasília, e os jongueiros mirins do Herdeiros do Cativeiro, de Barra do Piraí. Também recebemos nomes consagrados como Galocantô, Samba da Pedreira, Produto do Morro, Moça Prosa, Teresa Cristina, Glória Ao Samba, Terra Brasileira, Samba d'Aurora, Pedra do Sal, Samba de Olaria, de São Paulo, Tudo Azul Paulistano, sem falar nos bambas do quilate de Monarco, Herdeiras do Samba, as pastoras da Velha Guarda Show, Casquinha, Marquinhos do Pandeiro. Foi muita gente boa. Agora é hora de explorar novos formatos."
 
Para 2020, o Asas Abertas não será mais bimestral, mas seguirá, com novo formato, na grade de eventos do Departamento Cultural, que promoverá a 2ª Feira Literária da Portela e muitas outras iniciativas.
 
 
 
Serviço:
Portela de Asas Abertas (última edição)
Roda com Samba dos Crias, homenagem a compositores campeões de samba-enredo, exposição, feira de produtos e 4º Encontro dos Consulados da Portela
 
Data: Sábado, dia 16 de novembro
Horário: 14h
Local: Quadra da Portela
Endereço: Rua Clara Nunes 81, Madureira
Classificação: livre
Informações: 3217-1604
 
Ingresso: R$ 15 (preço único) 
- Torcidas organizadas (uniformizadas): R$ 5;
- Sócios estatutários e sócios-torcedores não pagam;
- Aniversariantes do mês de novembro e mais dez convidados também têm entrada gratuita, desde que entrem juntos.



Foto: Divulgação

 



Parceiros