Notícias

Portela celebra Dia Nacional do Samba com feijoada, homenagem a Casquinha e visita de Zuenir Ventura

04/12/2017

Última edição de 2017 contou com shows da Velha Guarda e do Quintal do Pagodinho

 

 
O Dia Nacional do Samba foi comemorado em grande estilo na quadra da campeã Portela, no sábado (2), durante a última Feijoada da Família Portelense de 2017. Além de se deliciar com a iguaria, o público que encheu o Portelão foi brindado com apresentações especiais do grupo Tempero Carioca, do Quintal do Pagodinho e da Velha Guarda da Portela, que fez uma emocionante homenagem aos 95 anos do compositor Casquinha, completados na última sexta-feira. O evento foi marcado, ainda, pela visita ilustre do jornalista e escritor Zuenir Ventura. 
 
Acompanhado da mulher Mary e do filho, o jornalista Mauro Ventura, o veterano, que é torcedor do Império Serrano, foi recepcionado pelo presidente Luis Carlos Magalhães, que os levou para ver o troféu do título do Carnaval 2017. Ainda na sala da presidência, Zuenir e seus familiares foram presenteados com chapéus personalizados e camisas do enredo de 2018. Depois de provar a famosa feijoada da casa e aplaudir com entusiasmo o show da Velha Guarda, o imortal da Academia Brasileira de Letras posou para fotos com Monarco, Tia Surica, o intérprete Gilsinho e a rainha de bateria Bianca Monteiro. "Eu adoro a Portela. Meu filho (Mauro) é portelense, entendeu? E tem Paulinho da Viola, que é meu querido amigo. É sempre um prazer muito grande estar aqui", disse o escritor.
 
Outro momento importante do evento foi a homenagem a Casquinha, que começou com discurso do presidente Luis Carlos Magalhães destacando a importância do sambista. Em seguida, Gilsinho cantou os sambas de 2017 e 2018 da escola e dedicou ao baluarte. A celebração teve, ainda, "Parabéns Pra Você" puxado por Monarco e os demais membros da Velha Guarda, e clássicos como "Recado", parceria de Casquinha e Paulinho da Viola.
 
Convidados especiais da tarde, Gabrielzinho do Irajá, Barbeirinho do Jacarezinho, Alamir e todo o time do Quintal do Pagodinho empolgaram o público com um repertório de grandes sucessos, como "Conflito" e "Parabólica". Teve até espaço para hits de Tim Maia e Seu Jorge, que foram cantados por J. Salles, um dos autores do hino da Portela para o próximo desfile. 
 
Além da boa comida e da música de qualidade, a feijoada também promoveu o início da campanha Dezembro Laranja, que alerta sobre os riscos do câncer de pele. Realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a iniciativa contou com a presença de Sérgio Palma, vice-presidente da entidade, que destacou a importância da prevenção contra a doença, e foi coroada com uma apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira da Portela, Marlon Lamar e Lucinha Nobre. O pavilhão personalizado trazia o símbolo da escola de um lado e o da campanha da SBD do outro. O público ganhou fitinhas e ventarolas da ação #ControleoSol.
 
O encerramento da festa foi com uma exibição arrebatadora do elenco da azul e branco de Oswaldo Cruz e Madureira.
 
 

Crédito: Divulgação
Legenda: Presidente Luis Carlos Magalhães, rainha Bianca Monteiro, escritor Zuenir Ventura e intérprete Gilsinho
 
 
 
 



Parceiros