Notícias

Portela celebra centenário da porta-bandeira Dodô com exposição

15/01/2020

Evento comandado pelo Departamento Cultural vai festejar, ainda, um ano da lei que criou Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz
 
 
 
Para celebrar o centenário de nascimento da porta-bandeira Dodô da Portela, a diretoria da maior campeã do carnaval carioca vai inaugurar, no dia 22 de janeiro, às 19h30, na quadra da escola, uma exposição com parte do acervo da lendária sambista, que morreu em 2015, aos 95 anos.
 
Idealizada pelo Departamento Cultural, a mostra contará com itens que foram recuperados e integrados ao acervo da agremiação após o falecimento da baluarte. Alguns deles chegaram a fazer parte da exposição "Jovens Senhoras", realizada no Centro de Memórias da Portela em 2015.
 
Ainda no dia 22 (quarta-feira), a escola também vai festejar um ano da assinatura do decreto municipal que instituiu o Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz, reconhecendo a importância do samba para o bairro onde nasceu a Portela.
 
Proposto pelo vereador Reimont (PT), a partir de uma sugestão do Departamento Cultural da Portela, o Perímetro terá seus principais pontos percorridos por uma grande comitiva, que contará com a diretoria, membros da Velha Guarda, professores da região, além de integrantes da Secretaria Municipal de Cultura e do SESC. A saída será na Praça Paulo da Portela, às 18h, retornando à quadra na sequência, para o coquetel de inauguração da exposição sobre Tia Dodô e o ensaio de comunidade.
 
"Oswaldo Cruz tem uma história ímpar e totalmente ligada à evolução da Portela. É importante que a comunidade conheça e se orgulhe dessa história, por isso o Departamento Cultural acha importante celebrar essa conquista tão importante para a memória da cidade e o portelense", analisa o diretor cultural da Portela, Rogério Rodrigues.
 
Serviço:
Exposição sobre Dodô da Portela e celebração de um ano do Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz
 
Data: Quarta-feira, dia 22 de janeiro
Local: Quadra da Portela
Endereço: Rua Clara Nunes 81, Madureira
Entrada franca
 
OBS: A exposição será aberta ao final da visita pelos endereços mais importantes do Perímetro Cultural. A saída para o passeio será às 18h, na Praça Paulo da Portela.


Foto: Raphael Perucci
Legenda: Dodô da Portela, um dos maiores nomes da história da escola, será tema de exposição na quadra
 



Parceiros