Notícias

Oxóssi une Rio a Tokyo em pagode do Consulado da Portela no Japão

25/01/2017

“Pagode para Oxóssi!” Este foi o nome do evento realizado no dia 21 de janeiro, no bar Zizi Anabelle, no bairro de Nagano, em Tokyo, para comemorar a passagem do dia de Sebastião do Rio de Janeiro, santo padroeiro do Rio e da Bateria da Portela.

 

Organizado pela diretoria do Consulado da Portela no Japão e pelo sambista japonês Hidenari Nakachi, o pagode contou com a presença de 25 japoneses que cantaram clássicos de compositores portelenses, dentre outros sambas. Apesar do clima quente que tomou conta do pagode, janeiro é inverno no Japão e os termômetros marcavam 1 grau negativo na capital nipônica. 

 

Segundo o presidente do Consulado da Portela no Japão, Marcello Sudoh, este foi o primeiro evento consular portelense de 2017. “Além das atividades que estamos planejando e que incluem encontros, oficinas virtuais e presenciais, Feijoada da Família Portelense, Pagode da Família Portelense, Churrasco da Família Portelense, Cinema Portela, exposições e seminários, o Consulado trará uma novidade nunca antes realizada por escola de samba brasileira”, explica o carioca radicado naquele país. Conforme Marcello, “o projeto ainda está em fase de finalização, mas será um grande passo para a divulgação da Portela no mundo”.

 

O próximo evento a ser realizado pelo Consulado da Portela no Japão é a “Oficina Virtual de Dança do Samba”, com Nilce Fran, coordenadora da Ala de Passistas da Portela. A oficina já está com as inscrições esgotadas e ocorrerá no dia 31 de janeiro.



Parceiros