Notícias

Missa e homenagem aos fundadores do Candongueiro marcam aniversário de 95 anos da Portela

12/04/2018

Hilton Mendes e Hilda Bastos foram agraciados com a Medalha Paulo da Portela durante festa na Majestade do Samba


Uma missa em ação de graças abriu as celebrações pelos 95 anos de fundação da Portela, na noite desta quarta-feira (11), na quadra da agremiação, em Madureira. Celebrada pelo padre João Paulo, a cerimônia reuniu membros da diretoria, baluartes, Conselho Deliberativo e representantes de todos os segmentos e departamentos da maior campeã do Carnaval do Rio.

Encerrada a parte religiosa da noite, o presidente Luis Carlos Magalhães fez um pequeno discurso em que exaltou os resultados conquistados nos últimos cinco desfiles, período em que a gestão Portela Verdade está à frente da escola - as taças foram colocadas no palco, com destaque para o troféu do título de 2017.
 
Em seguida, Luis Carlos Magalhães homenageou o casal Hilton Mendes e Hilda Bastos, fundadores do Candongueiro, histórico reduto de samba em Niterói que fechou as portas recentemente. Os dois receberam a Medalha Paulo da Portela, a maior comenda oferecida pela diretoria da agremiação, pelo notório trabalho de preservação e divulgação em prol do samba e da cultura portelense.
 
"Tenho muito prazer e orgulho de entregar a Medalha Paulo da Portela para o Hilton e a Hilda. Os dois sempre lutaram muito pelo samba e pela cultura, abrindo espaço para muitos artistas. Passei muitos momentos felizes no Candongueiro, onde sempre pude contemplar a beleza dos sambas dos compositores da Portela, especialmente. Nossa Velha Guarda Show sempre foi muito bem recebida lá. Uma verdadeira multidão fazia fila para ver a nossa Velha Guarda cantando no Candongueiro. Por isso, nada mais justo do que reconhecer e homenagear o Hilton e a Hilda", exaltou o presidente da Portela.
 
Amigos de longa data de Hilton e Hilda, Monarco e Tia Surica tiveram a missão de entregar as medalhas ao casal, que foi presenteado, ainda, com camisas da Portela. Serginho Procópio e Jane Carla também participaram da homenagem. 
 
"Obrigado, Portela! É muito gratificante receber a Medalha Paulo da Portela, porque ela tem um peso muito grande. Paulo foi o responsável por começar tudo isto. Realmente o Candongueiro sempre recebeu os compositores da Velha Guarda com muito prazer e alegria. Tivemos também a honra de ter recebido João Nogueira, Zé Ketti e muitos outros portelenses. São muitas histórias... Que saudade de Seu Jair do Cavaquinho, de Seu Argemiro, de Casemiro da Cuíca, Cabelinho, Osmar do Cavaco... todos passaram pelo Candongueiro. Saudade também de Seu Manacéa e de tantos outros", disse Hilton Mendes, emocionado, citando diversos membros da Velha Guarda Show já falecidos.
 
Após a entrega da Medalha, o intérprete Gilsinho cantou "Foi um Rio Que Passou em Minha Vida" à capela, abrindo passando para o tradicional "Parabéns Pra Você", o bolo de aniversário e o jantar que foi servido para os convidados.
 
No próximo sábado (14), a partir das 20h, a comemoração dos 95 anos terá muita música e o talento de Paulinho da Viola e Marisa Monte, estrelas do evento "A Noite Veste Azul", que contará, ainda, com as participações da Velha Guarda Show da Portela e da bateria Tabajara do Samba. Na ocasião, a diretoria também lançará o mais novo projeto social da azul e branco, o Por Telas, a primeira oficina audiovisual já realizada em uma escola de samba. A curadoria é de Cecília Rabello.
 


Crédito da foto: Raphael Perucci
Legenda: Jane Carla, Serginho Procópio, Hilda Bastos, Tia Surica, Luis Carlos Magalhães, Monarco e Hilton Mendes (da esquerda para direita)

 



Parceiros