Notícias

Mestre de bateria da Portela comanda oficinas de percussão no Japão

07/05/2018

Convidado pelo Consulado da agremiação em Tóquio, Nilo Sergio tem roteiro que inclui rodas de samba, ensaios de agremiações e visitas a pontos turísticos
 

O mestre de bateria da Portela, Nilo Sergio, está no Japão para participar de uma série de atividades culturais promovidas pelo Consulado da Portela em Tóquio. Após desembarcar na capital japonesa, no último dia 3, Nilo já comandou a primeira oficina de percussão no dia seguinte, no bairro de Shinjuku, coração de Tóquio, dividindo as aulas por naipes: chocalhos, cuícas, agogôs, tamborins, caixas, repiques e surdos. 
 
Inicialmente, os ritmistas japoneses estão recebendo noções básicas de cada instrumento. No entanto, para os participantes com mais desenvoltura, o comandante da Tabajara vem passando as bossas realizadas pela bateria da Portela.
 
Cerca de 500 ritmistas locais, dentre outros portelenses e admiradores da agremiação de Oswaldo Cruz, se inscreveram para participar dos eventos, que têm como parceiros oficiais a Embaixada do Brasil em Tóquio, o Departamento Cultural da Portela e a bateria Tabajara do Samba.
 
No último dia da viagem, está prevista uma roda de samba com mais de 100 japoneses, entre ritmistas e passistas. Outra atividade programada é a visita de Nilo a ensaios de escolas de samba locais, com o objetivo de realizar um intercâmbio musical. 
 
Além dos compromissos profissionais, o sambista tem visitado vários pontos turísticos do arquipélago japonês levando uma gigantesca bandeira da Portela. O primeiro do roteiro foi o Monte Fuji, localizado entre os estados de Yamanashi e Shizuoka, ao sul da capital japonesa.
 
A turnê no Japão termina dia 14 de maio, mas as atividades da Portela no país asiático continuam até setembro. Outras quatro importantes personalidades da agremiação azul e branca já estão com viagem agendada para Tóquio, dentre elas, a coordenadora da ala de passistas da escola, Nilce Fran, que ministrará oficinas para as passistas japonesas.
 
 
Fotos: Consulado da Portela no Japão


 



Parceiros