Notícias

Feirão de empregos para pessoas com deficiência é sucesso no Portelão

02/10/2017


A quadra da Portela recebeu nesta quinta-feira (28) a última etapa do Circuito Fluminense de Inclusão da Pessoa com Deficiência, evento promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Voltado também para cidadãos reabilitados pelo INSS, o 'Dia D' promoveu uma grande feira de empregos e ofereceu emissão de carteira de trabalho, atendimento jurídico, tratamento odontológico, apresentação de dança, show de samba e diversas outras atividades. A ação social contou, ainda, com a participação da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), do Sistema Firjan (SESI-RJ e SENAI-RJ), da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ, da Caixa de Auxílio dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj), além dos departamentos Social e de Projeto Social e Cidadania da Portela. 

Entre 10h e 16h, mais de duas mil pessoas passaram pela quadra da campeã do Carnaval. Por volta das 6h, já havia fila na Rua Clara Nunes. O presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, que acompanhou toda a ação, comemorou o sucesso do evento. "O resultado foi surpreendente, muito bom. O evento mostrou que não adianta só ter a lei que reserva cotas em empresas para pessoas com deficiência. É preciso que se encontre essas pessoas. Por isso, o Dia D mostrou um vigor surpreendente. Mas ainda é preciso mais. É preciso coordenar todas as frentes, tanto as necessidades das empresas, como a dos trabalhadores. Agora, nosso objetivo é que a Portela possa receber outras edições de eventos como este, além de ações para o público em geral. Já iniciamos conversas com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Rio e a OAB. Queremos também a Associação Comercial de Madureira, a presença do Mercadão de Madureira e de quem mais puder nos ajudar."
 
O coordenador do Projeto de Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho (SRTE/RJ), Marcelo Freitas, também elogiou o evento. "As empresas compareceram em peso. Ainda não fechamos os números finais, mas foi muito bom. Tudo transcorreu da melhor maneira possível. Nosso objetivo foi alcançado. Esperamos repetir a parceria com a Portela no ano que vem, pois fomos muito bem acolhidos. A tendência é o evento crescer e evoluir", analisou.
 
Quem tambéu abrilhantou o 'Dia D' foi o cantor Gabrielzinho do Irajá, que se apresentou no palco do Portelão, acompanhando de ritmistas da bateria Tabajara do Samba. A programação artística incluiu, ainda, uma apresentação de dança com cadeirantes.
 
"Foi um dia sensacional. Todos que vieram saíram satisfeitos e acolhidos. A responsabilidade era muito grande, mas acho que conseguimos corresponder. Todas as pessoas que foram atendidas puderam exercer sua cidadania, e a Portela cumpriu seu papel social, ajudando a elevar a autoestima dessas pessoas que já passam por tantos desafios", disse a diretora do Departamento de Projeto Social e Cidadania da Portela, Hellen Mary. 
 
Além do Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Rio de Janeiro, Helton Yomura, prestigiaram o evento o secretário estadual de Trabalho e Renda, Milton Rattes, a coordenadora do Núcleo de Deficientes da Setrab, Marilene Laprovita, e o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ, Luis Claudio Freitas, entre outros representantes de órgãos públicos e entidades.

 
 



Parceiros