Notícias

Emanuel Lima comemora sucesso de oficinas de samba no Japão

11/11/2019

Ciceroneado pelo Consulado da Portela em Tóquio, terceiro mestre-sala da Azul e Branco ministrou aulas para sambistas locais e visitou pontos turísticos
 
 
Uma grande festa azul e branca encerrou, no último domingo (10), a turnê do terceiro mestre-sala e instrutor de passistas masculinos da Portela, Emanuel Lima, ao Japão. O evento ocorreu no bairro de Taito, em Tóquio, e contou com a participação de sambistas de agremiações japonesas, mestre-salas, porta-bandeiras, passistas, alas reunidas, além das baterias do GRES Bárbaros e GRES Alegria.
 
Convidado pelo Consulado da Portela, que mantém programa de aulas presenciais e virtuais naquele país, Emanuel chegou no último dia 6 ao arquipélago nipônico, onde ministrou quatro oficinas para passistas masculinos e outras quatro para casais de mestre-sala e porta-bandeira. Fruto de uma parceria com Departamento Cultural da Portela, o projeto tem caráter de evento oficial da maior campeã do carnaval carioca. 
 
As oficinas reuniram casais do GRES Alegria, GRES Bárbaros, GRES Império do Samba, GRES Liberdade e GRES Saúde, além de alunos que estão dando seus primeiros passos na "dança nobre do samba". Passistas masculinos de várias escolas também puderam aprender com Emanuel em oficinas separadas. Vale ressaltar que todos os participantes desfilam no Asakusa Samba Carnival, que ocorre desde 1981 na capital japonesa e considerado o maior desfile de escolas de samba fora do Brasil. 
 
"Lucinha Nobre e Marlon Lamar já estiveram em 2018 aqui e ensinaram muita coisa. Aproveitei para relembrar algumas práticas básicas aos casais japoneses, como apresentação de bandeira e cortejo, e dar algumas dicas", comentou Emanuel, que visitou a estátua do Grande Buda de Kamakura, no estado de Kanagawa, construído em 1242, e o templo budista Sensoji, em Asakusa, inaugurado no Século VII e considerado um dos mais importantes pontos turísticos do país. 
 
Já os passistas masculinos tiveram aulas básicas, evoluindo para coreografias voltadas para apresentações em shows e para a avenida. "Além de ser um sonho realizado, recebi muita informações e aprendi práticas que, certamente, usarei na minha vida profissional e familiar no Brasil", revelou o mestre-sala, que ficou impressionado com a limpeza das ruas e a disciplina dos japoneses nos transportes públicos e no trânsito.
 
Segundo a vice-presidente e diretora financeira do Consulado da Portela no Japão, Kishuko Sudoh, o objetivo "é estender as oficinas presenciais e virtuais, e também palestras para todos os segmentos da Portela, incluindo ala de baianas, ala de compositores, Harmonia, barracão, torcidas organizadas e até de dirigentes administrativos da Escola." 
 
Já estiveram no país asiático o presidente da agremiação, Luis Carlos Magalhães, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marlon Lamar e Lucinha Nobre, a diretora de Harmonia e coordenadora das passistas, Nilce Fran, o mestre de bateria Nilo Sergio, a rainha Bianca Monteiro e a ex-passista da Portela, Nanda Coelho. 
 
A segunda porta-bandeira da escola, Camylinha Nascimento, e o intérprete Gilsinho já receberam convites formais do Consulado para ministrarem oficinas e participarem de eventos no Japão, mas devido a compromissos no Brasil, ambos optaram por adiar suas turnês. 
 
Para 2020, quando Tóquio sediará os Jogos Olímpicos, o  Consulado já prepara novos eventos e oficinas com a "prata da casa portelense".
 
 
 
Legenda: Festa azul e branca ocorrida em Tóquio para a despedida de Emanuel Lima
Foto: Consulado da Portela no Japão 



Parceiros