Notícias

Compositor da Portela Vanderlei Santana participa do The Voice + da TV Globo

08/02/2021



A Portela tem um representante se sua ala de compositores da concorrendo ao prêmio do The Voice +, competição exibida todos os domingos pela TV Globo. Vanderlei Santana tem uma longa trajetória na música e está há muitos anos na Portela atuando como compositor de sambas de terreiro participando nos concursos de sambas enredo da escola.

 

Com 13 anos de idade começou a sua trajetória tocando chocalho na bateria de um dos mais tradicionais blocos carnavalescos da cidade, o Cacique de Ramos. Nesta época ele morava em Olaria e escutou o anúncio de um concurso num dos coretos do carnaval do bairro que o menino que se apresentasse melhor cantando ganharia uma bola de prêmio. Se inscreveu e foi o vencedor. Desde então a música começou a fazer parte de sua vida.

Aos 17, fez sua primeira composição e começou a concorrer nos blocos de enredo da região. Já adulto, através do compositor Caixa D’Água, que o conhecia dos tempos de Cacique, recebeu o convite para ingressar na ala de compositores da Portela, chegando a exercer o cargo de direção no segmento.

Vanderei também participou, em 2018, como compositor e intérprete de uma das faixas do CD de sambas de terreiro produzido pela Ala de Compositores Ary do Cavaco, ficando entre os 14 sambas selecionados num total de 86 inscritos. A composição “Chega de Ingratidão” foi composta com Catia Guimarães. Participou também de diversos concursos de samba-enredo da escola, sendo a ocasião mais recente, em 2019, quando a Portela homenageou a cantora Clara Nunes, ao lado dos compositores Darcy Maravilha, Eliana Tesh, J. Rocha e Ciminelli.

A entrada no reality show da emissora carioca se deu através de uma maratona de testes e gravações, inciada em agosto do ano passado: “Tive que cantar muito. Eles me ouviram, exaustivamente pra poder chegar efetivamente até o programa. Graças a Deus eu consegui e espero que o povo da Portela abrace a causa. Conto com o apoio de todos, principalmente aos meus colegas da ala de compositores e das torcidas organizadas. Vamos nessa! Vamos fazer o carnaval da Portela na Globo”.


O artista portelense se apresentou ontem (07), passando pelo crivo dos julgadores do programa na última fase de audições às cegas e escolheu ingressar no time do cantor Daniel, que ficou encantado com sua apresentação e pediu para conhecer a quadra da Majestde do Samba, o que foi prontamente aceito. Agora ele está na segunda fase da competição, que se inicia no próximo domingo (14).

O The Voice + vai ao ar nas tardes de domingo na TV Globo, com reprise às segundas, às 20h30, no canal Multishow.

 


 



Parceiros