Notícias

Com edição on-line, FliSamba 2021 vai homenager Tia Surica, Martinho da Vila e outros bambas

20/01/2021

Quarta edição da Festa Literária do Samba e Resistência Cultural estreia no ambiente virtual entre 8 e 10 de fevereiro, com a tradicional mistura de samba, literatura e audiovisual 
 
 
 
Valorizar a diversidade da cultura negra, unir samba e outros ritmos tradicionais à produção literária, celebrar histórias de protagonismo negro... Esses são os objetivos da FliSamba, que chega em 2021 como revista eletrônica. A festa que – tradicionalmente – teve como sede o Clube Renascença e virou ponto de encontro da comunidade carioca, agora poderá ser apreciada no Brasil inteiro, entre os dias 8 e 10 de fevereiro, das 17h às 22h, nas redes sociais do Acervo Cultne.
 
A programação está repleta de homenagens a grandes nomes da cultura brasileira. Martinho da Vila, tema do enredo da coirmã Unidos de Vila Isabel, terá repassada sua trajetória como cantor, compositor e esritor. O evento, que celebrará também o aniversário de 83 anos do mestre, vai homenagear, ainda, as damas do samba Tia Surica e Tia Gessy; a professora e escritora Helena Theodoro; e em memória, o fundador do Salgueiro, Djalma Sabiá. Material histórico, depoimentos, inserções ao vivo e lançamentos de livros fazem parte da programação dos três dias de FliSamba.
 
“O diferencial dessa edição é a possibilidade de levar o clima da FliSamba, uma festa muito carioca, para o Brasil inteiro, e nessa oportunidade, casar melhores momentos de outras edições da festa, presenças ilustres e queridas do cenário carioca e nacional, com novidades, participações em vídeo, lançamentos e resgates”, ressalta Filó Filho, idealizador do evento e responsável pelo Cultne.
 
A FliSamba será conduzida em ritmo de alegria pela atriz Lica Oliveira e pelo ator, dramaturgo e escritor Rodrigo França, com participações de autores e autoras. A participação da comunidade literária acontecerá por meio de entrevistas, depoimentos e no formato inédito de feira on-line, com inserção de spots de vídeos. Nelson Maca, Conceição Evaristo, Ele Semog estão entre os escritores confirmados.
 
A combinação livro e audiovisual se concretiza com a presença dupla de “Noitada de Samba - Foco de resistência" na programação. O filme tem direção e roteiro de Cely Leal, com base no livro de mesmo nome, da autora Márcia Guimarães. Ambos registram a Noitada de Samba, um dos movimentos musicais mais importantes do país. As obras contam os bastidores dessa iniciativa que marcou a história da MPB e lançou nomes como Beth Carvalho, Dona Yvone Lara, Leci Brandão, Monarco e Clara Nunes.
 
Entre as obras que serão apresentadas ao público está “Lábios de Cuba Libre”, livro do multiartista Altay Veloso que também protagoniza, junto com Paulo Cesar Feital, outro lançamento, o vídeo com melhores momentos do show “Canto do Urubu”. 
 
Outro destaque é a edição do seminário “Axé e Carnaval - O Samba no combate à intolerância religiosa”, evento realizado em outubro de 2019 e registrado pelo Acervo Cultne, com a participação de expoentes do samba, jornalistas, escritores, advogados, pesquisadores e religiosos.
 
Para quem já participou da FliSamba será um momento de recordar e se divertir, apreciar as novidades criadas para driblar a necessidade de distanciamento em decorrência da pandemia. Quem estiver estreando terá um gostinho da ferveção carioca, de belos encontros do samba e da literatura negra. Será, ainda, uma espécie de pré-carnaval on-line. Imperdível!
 
 
Serviço:
FliSamba – 4ª Edição (on-line)
 
Data: de 8 a 10 de fevereiro de 2021
Horário: das 17h às 22h

Local: 
Youtube do Cultne 
Facebook: www.facebook.com/cultne
Instagram: www.instagram.com/cultne/



Foto: Pastora portelense Tia Surica será uma das homenageadas do evento
Crédito: Divulgação
 



Parceiros