Notícias

Baluarte da Portela, dona Neném recebe a Medalha Pedro Ernesto

10/12/2019

Aos 93 anos, viúva do compositor Manacéa foi representada pela filha Áurea Maria durante cerimônia na Cinelândia



A baluarte portelense Yolanda de Almeida Andrade, mais conhecida como dona Neném, foi agraciada com a Medalha Pedro Ernesto, a maior honraria concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A iniciativa foi proposta pelo vereador Tarcísio Motta, do PSOL.
 
Aos 93 anos, a viúva do compositor Manacéa não pôde comparecer à cerimônia, que aconteceu em um palco montado na Cinelândia, no último dia 2, no entanto, foi representada por uma de suas filhas, Áurea Maria, pastora da Velha Guarda Show da Portela, que recebeu a comenda e o diploma.
 
Além de ser uma das integrantes mais antigas da Portela, dona Neném, que conheceu o lendário Paulo da Portela, é admirada pelos dotes culinários e pela personalidade acolhedora. É, também, uma das quituteiras fundadoras da Feira das Yabás, além de ter sido homenageada no livro "Batuque na Cozinha", de Alexandre Medeiros, e no filme "O Mistério do Samba", de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor.
 
"Estou muito feliz e grato por ter a oportunidade de homenagear pessoas como dona Neném, símbolo de memória e acolhimento, fundamentos essenciais de nossa cultura", exaltou o vereador Tarcísio Motta.
 
 

Crédito da foto: Daniel Terra
Legenda: Áurea Maria representou Dona Neném na entrega da Medalha Pedro Ernesto, no último dia 2, na Cinelândia

 
 
 
 



Parceiros