Notícias

Viúva do compositor Manacéa, dona Neném completa 95 anos

19/03/2020

Baluarte da Portela, que recebeu a Medalha Pedro Ernesto em dezembro, segue contribuindo para a preservação da memória da maior campeã do carnaval carioca
 
 
A baluarte portelense Yolanda de Almeida Andrade, mais conhecida como dona Neném, completou 95 anos nesta quinta-feira (19). Viúva do compositor Manacéa, um dos maiores poetas da história da agremiação, a sambista continua inspirando gerações e gerações de portelenses e contribuindo para a preservação dos saberes e sabores da região de Oswaldo Cruz e Madureira. O presidente Luis Carlos Magalhães e toda a diretoria da Portela parabenizam dona Neném pelo seu aniversário, desejando-lhe muita saúde e paz. 
 
No último mês de janeiro, dona Neném foi homenageada pelo Departamento Cultural da Portela durante a celebração do aniversário de um ano da lei municipal que criou o Perímetro Cultural de Oswaldo Cruz. Sua casa, na Rua Compositor Manacéa (antiga Dutra e Melo), recebeu uma comitiva que percorreu endereços importantes para a memória afetiva da Portela. 
 
Em dezembro de 2019, a matriarca foi agraciada com a Medalha Pedro Ernesto, a maior honraria concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A iniciativa foi proposta pelo vereador Tarcísio Motta, do PSOL.
 
Além de ser uma das integrantes mais antigas da Portela, dona Neném, que conheceu o lendário Paulo da Portela, é admirada pelos dotes culinários e pela personalidade acolhedora. É, também, uma das quituteiras fundadoras da Feira das Yabás, além de ter sido homenageada no livro "Batuque na Cozinha", de Alexandre Medeiros, e no filme "O Mistério do Samba", de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor.
 
A sambista também é mãe da pastora Áurea Maria, integrante da Velha Guarda Show da Portela.
 
 



Parceiros