Com saúde fragilizada por conta de doença crônica, artista, que está afastado dos desfiles há sete anos, perdeu renda durante a pandemia
Uma vaquinha virtual criada para ajudar o carnavalesco Roberto Szaniecki está mobilizando o mundo do carnaval. Idealizada por amigos do artista, que encontra-se internado para tratamento de uma doença crônica, a campanha tem como meta arrecadar R$ 30 mil. Com importantes passagens por escolas como Salgueiro, Grande Rio, Mangueira, Portela e Porto da Pedra, entre outras, Szaniecki está afastado dos desfiles da Sapucaí há sete anos.
De acordo com texto postado no site da vaquinha virtual, o artista precisou passar por uma cirurgia vascular, após complicações ocasionadas por uma doença crônica. "E durante o tempo de internação, descobriu-se que ele apresenta uma anemia grave e severa, que tem acarretado notável perda de peso e severa fadiga muscular, comprometendo sua capacidade de dar continuidade ao trabalho que, hoje, é sua única fonte de renda."
Para diagnosticar a origem da anemia, ainda segundo a publicação, Szaniecki terá que fazer inúmeros exames: "E é aí que nós, amigos e admiradores podemos fazer a diferença. O diagnóstico se faz urgente, para que nosso amigo possa ter uma chance de tratamento."
Mulher de Szaniecki, Wilma Garcia usou o perfil do marido no Facebook para dar mais detalhes da situação. "Roberto está com uma anemia severa, quase incapacitante, que o deixa absolutamente exaurido ao mínimo esforço e isso é assustador. Estamos afastados do carnaval há sete anos. Nos reinventamos trabalhando em eventos e pequenos projetos, além do trabalho em customização de bonecas, nossa principal fonte de renda. Com a crise que se abateu no país a partir de 2019, e depois com o advento da pandemia, as vendas escassearam, nos colocando em uma situação bastante frágil. E, para coroar, Roberto adoeceu... Por isso, não me sinto nem um pouco constrangida de fazer esse pedido de ajuda. A única coisa que me importa nesse momento é que meu amor, meu amigo, meu marido, meu companheiro, meu parceiro de vida e de trabalho, tenha a chance de ter sua doença diagnosticada e tratada. Qualquer quantia pode e vai fazer a diferença. Estamos correndo contra o tempo", desabafou.
Além da vaquinha virtual, a família divulgou uma conta bancária para recebimento de doações.
Bradesco
Agência: 0468
Conta Corrente: 0141981-1
Favorecido: Roberto Szaniecki
Foto: Divulgação
Legenda: Szaniecki passou pela Portela em 2011 e desenvoleu o enredo 'Rio, Azul da Cor do Mar'