Notícias

Portela lança selo “Planeta Azul Portela”

22/10/2024

Majestade do Samba lança selo ambiental para promover sustentabilidade no carnaval
 
Sempre sendo a pioneira em projetos no mundo do samba, a Portela, a maior campeã do carnaval, dá um passo inovador ao lançar o selo “Planeta Azul Portela” comprometendo-se com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. 
 
O selo é um marco na busca por uma transformação ecológica no carnaval, que se torna cada vez mais urgente em face das mudanças climáticas. Segundo Fábio Pavão, presidente da escola, é fundamental que as agremiações de samba acompanhem essa evolução, contribuindo para a conscientização social e o desenvolvimento sustentável.
 
“Para se manterem como um espetáculo representativo e socialmente valorizado, é necessário entendermos o que acontece ao nosso redor, dialogando com os atores sociais que constroem o futuro. As escolas do samba possuem uma incrível capacidade de acompanhar as transformações da sociedade, por isso elas se mantém fortes apesar de toda a fragmentação do mundo atual. É um longo caminho que precisamos percorrer, mas, por uma questão de sobrevivência, precisamos dar os primeiros passos”, declara o Presidente. 
 
A iniciativa marca o início de uma série de ações voltadas para a sustentabilidade, como o uso de energia limpa e a compensação de emissões de gases poluentes geradas pelos carros alegóricos e eventos da quadra. Junior Schall, diretor de carnaval, destaca que a transformação das alegorias para torná-las mais eficientes e menos poluentes exige estudos detalhados e tempo para a implementação de novas tecnologias e capacitação de mão-de-obra.
 
A Portela já falou muitas vezes sobre meio-ambiente e sustentabilidade, mesmo que usando outros nomes. Adelaide a Pomba da Paz, em 1987, já tratava deste tema. O que nós estamos fazendo hoje, de acordo com as demandas da sociedade atual, é transformar em compromisso de gestão o tema de nosso enredo de 2008, por exemplo, que foi um alerta para a humanidade.
 
Segundo Junior Escafura, vice-presidente da escola e um dos autores do samba-enredo de 2008 da Portela, cujo título era “Reconstruindo a natureza, recriando a vida: o sonho vira realidade”, o selo azul é a confirmação do que a Portela já vem falando ao longo dos anos. 
 
“A criação do selo “Planeta Azul Portela”, na verdade, atualiza um tema que a escola já conhece há muito tempo”, afirma o Vice-presidente. 
 
Idealizadores do projeto
 
A criação do projeto "Planeta Azul Portela", liderada pelos coreógrafos Kelly Siqueira e Leo Senna, reflete o desejo de integrar práticas sustentáveis às atividades da escola, focando não apenas no espetáculo, mas também nos negócios e no trabalho social. 
 
O projeto se materializou quando os coreógrafos se associaram a Alexandre Arrabal e Ricardo Sturaro, que já tem uma ampla experiência na questão da sustentabilidade, e autor do livro " Consumo Verde", lançado pela editora Tira de Letra.
 
"Sentimos a necessidade de pensar novos caminhos de crescimento da escola através da sustentabilidade, com foco nos negócios e no trabalho social. Estamos há 7 meses nessa criação que teve a total aprovação da escola”, relata  Leo Senna.
 
Entusiasma com o projeto, Kelly Siqueira afirma que é mais um braço que a agremiação oferece a sociedade. 
 
"Quando dizemos Escola de Samba, trazemos na palavra todo o simbolismo de tradição,  cuidado e ensinamentos que passam de geração para geração. E é assim, através da arte e da cultura que desejamos promover esta conscientização", aponta Kelly Siqueira.
 
Para os dirigentes, a Portela segue sendo uma escola pioneira para o carnaval, assim como em todos os momentos de sua centenária história.



Parceiros