Notícias

Portela lamenta morte do advogado e compositor Jose Roberto Ciminelli

10/12/2020

A diretoria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela lamenta comunicar o falecimento do advogado e compositor Jose Roberto Castro Ciminelli, de 58 anos. Sócio contribuinte da Portela e secretário do Conselho Deliberativo da Filhos da Águia, ele estava internado desde o dia 18 de novembro no Hospital de Campanha do Riocentro e faleceu, nesta quarta-feira (9), em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. 
 
Ciminelli, como era mais conhecido na Portela, era gestor público, professor universitário, mestre em Ciências Ambientais e tinha extensa formação na área do Direito. Na última eleição, disputou uma vaga na Câmara de Vereadores do Rio pelo partido NOVO, no entanto, não se elegeu.
 
Exerceu mandato de vereador no município de Vassouras (RJ) entre 1993 e 1996, tendo sido reeleito entre 1997 e 2000. Durante as legislaturas, chegou a exercer o cargo de primeiro-secretário daquela Casa de Leis, sempre atuando em prol das comunidades locais.
 
Após sua saída do Legislativo, ocupou cargos relevantes na administração pública, tendo sido subprocurador e procurador adjunto na cidade de Vassouras. Foi, ainda, presidente da subseção de Vassouras da OAB/RJ e coordenador regional da CAARJ no Sul Fluminense.
 
Apaixonado pela Portela, era muito assíduo nos ensaios e feijoadas. Além de ter excelente trânsito dentro da Ala Ary do Cavaco, era querido por todos os segmentos e departamentos da escola. Fazia questão de sempre levar amigos e companheiros de trabalho para conhecerem a quadra da Azul e Branco. Era admirado pelo espírito abnegado e agregador, além da veia empreendedora.
 
Outra paixão de Ciminelli era o Cacique de Ramos, onde foi diretor e membro da Ala Tamoio. Atualmente fazia parte da tradicional Ala Cheyenne e atuava como diretor jurídico da Banda da Glória.
 
Torcedor fanático do Fluminense, fazia questão de participar da vida social do clube, além de ir aos jogos e militar em torcida organizada. Foi, também, aluno do Colégio Pedro II (Unidade Humaitá). 
 
Ele deixa dois filhos.
 
O presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, o vice-presidente Fábio Pavão, a Ala de Compositores Ary do Cavaco e a diretoria da Filhos da Águia lamentam profundamente a morte de Ciminelli e se solidarizam com seus familiares e amigos neste momento de dor.
 
 
Foto: Divulgação
Legenda: Apaixonado pela Portela, Ciminelli era frequentador assíduo da Feijoada da Família Portelense


 



Parceiros