14/11/2024
Em Xirê, Léo Pimenta apresenta uma série de 13 pinturas inspiradas na festa dos Orixás, em que estes se apresentam dançando e portando seus emblemas por meio dos corpos dos iaôs. As obras evitam figurar as divindades tal como se mostram quando incorporadas, mas buscam sua essência e simbologia. Num jogo entre abstração e representação, as linhas fazem surgir formas que sugerem ferramentas dos Orixás ou elementos presentes em seus mitos.
A montagem das obras no Centro de Memórias da quadra da Portela evoca a dança, justamente um dos pontos de contato entre o Carnaval e os Orixás. A Portela, que vem trazendo em seus enredos a exaltação das raízes africanas da nossa brasilidade, acolhe a exposição Xirê, promovendo o encontro entre diferentes formas de arte.
Léo apresenta seu trabalho pela primeira vez na Portela, mas está em casa. Nascido e criado em Madureira, portelense apaixonado, sua obra carrega as vivências e afetos do bairro e da quadra da escola de samba. Formado em Cenografia pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com diversos trabalhos realizados para TV e cinema, esta será sua segunda exposição de pinturas. Em Xirê, Léo nos convida a mergulhar em seu universo pictórico, onde a poética encontra o sagrado.
Xirê será inaugurada no dia 6 de dezembro, às 22h, e poderá ser visitada até o Carnaval de 2025.