Notícias

Deputada propõe inclusão de Paulo da Portela no Livro dos Heróis da Pátria

19/10/2023

O projeto de lei 2533/2023, protocolado pela Deputada Federal Taliria Petrone (PSPL), para que Paulo da Portela, um dos fundadores da Majestade do Samba, seja inserido no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, Distrito Federal, foi aprovado hoje pela Comissão de Cultura.

A justificativa pelo pedido de inclusão se deve a tamanha importância de Paulo da Portela para a cultura do Rio de Janeiro. Ele lutou para dar destaque ao samba e à cultura negra periférica.

" Paulo Benjamin de Oliveira foi um grande compositor e um líder da maior importância para sua comunidade e para as comunidades afrodescendentes do Rio de Janeiro. Um dos maiores defensores e divulgadores de uma manifestação cultural que é reconhecida mundo afora como a arte essencialmente brasileira, proporcionando cultura, lazer, emprego, renda, vivência comunitária e reconhecimento para milhões de pessoas até hoje. Paulo da Portela foi um lutador do samba, da cultura e do povo pobre e preto deste país. Um herói da pátria", traz um trecho do documento protocolado na Câmara dos Deputados, no dia 9 de maio.



Parceiros