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2009
Com o enredo "E por falar em amor, onde anda você?" desenvolvido pelos carnavalescos Jorge Caribé e Lane Santana, a Portela foi a terceira colocada no carnaval carioca. A agremiação de Oswaldo Cruz e Madureira ficou um décimo atrás da Beija-Flor de Nilópolis, a segunda colocada, e um ponto e um décimo atrás da grande campeã, a Acadêmicos do Salgueiro.
A segunda colocação foi definida na última nota do último quesito, mestre-sala e porta-bandeira. O presidente Nilo Mendes Figueiredo não se disse surpreso com o resultado e chegou a reclamar dos jurados.
O presidente portelense afirmou que a última nota foi apenas uma, lembrando ainda das outras notas obtidas pela agremiação. Ele também fez críticas aos jurados, porém não quis dizer em quais quesitos a Portela foi prejudicada. Nilo Figueiredo disse também que espantou muita gente que tinha dúvidas quanto à apresentação da escola.
O desfile da Portela foi impressionante devido à garra e ao "amor" de seus componentes que entraram na Avenida Marquês de Sapucaí com o ímpeto de brigar pelo título. O intérprete Gilsinho deu um show no comando do samba da agremiação. Por causa disso, todos os componentes da escola ficaram entusiasmados com a apresentação.
A escola encerrou sua apresentação após 81 minutos, apenas um minuto a menos do limite estipulado. Vários foram os pontos altos da azul-e-branco de Oswaldo Cruz e Madureira, porém a comissão de frente e o canto dos componentes, que levavam no grito o samba da escola, empolgando a avenida, merecem destaque. A bateria também não deixou a desejar, apesar de ter sido prejudicada no quarto módulo, precisando correr para não terminar o desfile com atraso.
De acordo com os carnavalescos Lane Santana e Jorge Caribé, o enredo "E por falar em amor, onde anda você?" procurou fazer uma viagem no tempo, empreendendo uma expedição gloriosa. Ainda segundo os dois, a escola visitou lugares e épocas diferentes, fazendo uma reflexão do que fez com que o amor fosse abandonado e tentou entender as razões que nos levaram a deixar o amor para trás, esquecido nos porões do sentimento.
Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda
A Portela começou com um desfile forte, dando a impressão de vir para brigar pelo título. A comissão de frente, que teve como coreógrafo Jorge Teixeira, era formada por 15 componentes, todos homens, e vinha representando o Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda. A coreografia simulou treinamentos para a guerra. O bailarino brasileiro Thiago Soares, reconhecido internacionalmente, representava o Rei Arthur. A comissão de frente se apresentou muito bem no primeiro módulo de jurados. A coreografia foi boa e destacou bem o que a escola queria mostrar. Na hora em que o "Rei Arthur" foi levantado num tablado, o público e até os jurados aplaudiram. Entretanto, a espada de um dos componentes caiu, o que pode ter prejudicado a escola. O erro não foi repetido nos módulos seguintes, e as demais apresentações saíram com perfeição.
Fabrício Pires, de 28 anos, e Danielle Nascimento, de 33, formaram o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira. A fantasia de ambos era chamada de "A Pureza do Amor". Na fantasia da porta-bandeira, havia uma singela homenagem à sua mãe, Wilma Nascimento, que durante muitos anos desfraldou o pavilhão da Águia, sendo considerada até hoje uma das maiores porta-bandeiras do carnaval, e recebeu carinhosamente o apelido de "Cisne da Passarela". De acordo com Danielle, tratava-se de uma declaração de amor e admiração a Wilma.
No primeiro módulo de julgadores, o casal não cometeu nenhum erro, o mesmo acontecendo no segundo. Muito seguros, eles terminaram suas apresentações de forma quase impecável.
Um outro ponto forte da Portela foram as alegorias. O abre-alas, chamado "O Feitiço de Áquila", representava uma história de amor que se originou de uma lenda surgida no século XII, na Europa, sobre o ciúme diabólico do Bispo de Áquila pela bela Isabeau. O acabamento do carro estava impecável. Um pequeno deslize, entretanto, foi detectado numa das torres do castelo, que estava caindo para trás. O problema ficou pior aos 50 minutos, quando uma das torres do castelo caiu.
As outras alegorias apresentaram poucos problemas e passaram pelos módulos de jurados sem complicações. Uma exceção, porém, foi a segunda alegoria, chamada "Taj Mahal", que apresentou uma de suas ferragens descoberta. Foram os únicos erros nas alegorias da Portela, muito aplaudida nas arquibancadas.
Forte marcação
Outro destaque positivo da agremiação foi a bateria. Comandada por Mestre Nilo, ela levou à avenida 295 componentes. A bateria portelense teve como sua madrinha Luma de Oliveira. No primeiro e no segundo módulos de julgadores, a Tabajara do Samba realizou muito bem uma paradinha, com movimentação entre os ritmistas. O recuo foi executado de forma perfeita, sempre mantendo uma forte marcação e animando o público presente nos setores de arquibancadas. Com 1 hora e 15 minutos de desfile, a bateria deixou o recuo, e novamente não errou. No geral, a ala passou de forma excelente em todo o desfile, mesmo tendo sido prejudicada pela correria da escola no final da sua apresentação.
Além do retorno à passarela de Luma de Oliveira, que veio à frente da bateria representando Chica da Silva e foi bastante aplaudida pelas arquibancadas, o desfile da Portela teve, ainda, outras presenças ilustres, como o cantor Zeca Pagodinho e a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano.
A direção de harmonia também teve destaque no desfile da agremiação. Os responsáveis pelo sucesso do setor são Alex Fab e Marcelo Jacob. A dupla comanda há 4 anos, com o auxílio de Júnior Scafura, a harmonia da azul-e-branco. Mas, somente no último desfile, o resultado foi perfeito.
Para Alex Fab, esses 40 pontos se devem ao planejamento diferente que foi feito pela direção de harmonia. Ele afirmou ainda que foram mais eficazes ao aproximar a harmonia do componente da Portela. Foram feitos ensaios diários e setorizados e, com isso, conseguiu-se dar uma atenção integral a cada parte da escola. Outro fator que contribuiu bastante para o bom desempenho nos quesitos de chão foi, segundo o diretor, a presença maciça de desfilantes de alas comerciais nos ensaios na quadra, em Madureira. Ainda segundo Alex Fab, ninguém pode ser discriminado por comprar fantasia. Pagantes e comunidade merecem o mesmo tratamento, uma vez que todos desfilam juntos e por um mesmo objetivo.
Toda essa interação favoreceu o canto, que fez grande diferença no desfile da Portela. Se num trecho do samba o coração é guerreiro, na avenida ele tem que ser cantado com garra.Ele lembrou que ainda foram implantados cursos de gestão de pessoal, nos quais os alunos eram os 50 membros da Harmonia portelense.
A direção de harmonia também teve destaque no desfile da agremiação. Os responsáveis pelo sucesso do setor são Alex Fab e Marcelo Jacob. A dupla comanda há 4 anos, com o auxílio de Júnior Scafura, a harmonia da azul-e-branco. Mas, somente no último desfile, o resultado foi perfeito.
Para Alex Fab, esses 40 pontos se devem ao planejamento diferente que foi feito pela direção de harmonia. Ele afirmou ainda que foram mais eficazes ao aproximar a harmonia do componente da Portela. Foram feitos ensaios diários e setorizados e, com isso, conseguiu-se dar uma atenção integral a cada parte da escola. Outro fator que contribuiu bastante para o bom desempenho nos quesitos de chão foi, segundo o diretor, a presença maciça de desfilantes de alas comerciais nos ensaios na quadra, em Madureira. Ainda segundo Alex Fab, ninguém pode ser discriminado por comprar fantasia. Pagantes e comunidade merecem o mesmo tratamento, uma vez que todos desfilam juntos e por um mesmo objetivo.
Toda essa interação favoreceu o canto, que fez grande diferença no desfile da Portela. Se num trecho do samba o coração é guerreiro, na avenida ele tem que ser cantado com garra.Ele lembrou que ainda foram implantados cursos de gestão de pessoal, nos quais os alunos eram os 50 membros da Harmonia portelense.
Ficha Técnica:
Resultado: 3ª Colocada do Grupo Especial, com 397,9 pontos
Data, Local e Ordem de Desfile: 4ª Escola de Segunda-Feira, 23/02/09, Passarela do Samba
Autor(es) do Enredo: Martha Queiroz e Cláudio Vieira
Carnavalesco(s): Lane Santana e Jorge Caribé
Presidente: Nilo Figueiredo
Diretor de Carnaval: Comissão de Carnaval
Diretor de Harmonia: Júnior Scafura, Marcelo Jacob e Alex Fab
Contingente: 4500 Componentes, em 39 Alas
1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Danielle Nascimento e Fabrício Pires
2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Kátia e Jeferson
Intérprete: Gilsinho
Mestre de Bateria: Nilo Sérgio
Rainha de Bateria: Luma de Oliveira
Bateria: 295 Componentes
Comissão de Frente: Jorge TeixeiraSamba-enredo:
Compositores: Ciraninho, Diogo Nogueira, Junior Escafura, Luis Carlos Máximo e Wanderley MonteiroBrilha Portela!
Das trevas renasce o amor
Doze cavaleiros se uniram
Um rei a lealdade conquistouLendas de um povo europeu
Feitiços, mistérios, magia
A lua vem beijar o astro-rei
A noite se encontra com o diaLágrimas nos olhos do imperador
Na índia, o Palácio da SaudadeMãe África negra! O amor cruza o mar
Liberdade!Meu coração guerreiro
É raça, é filho desse chão
Meu canto tem raiz, é brasileiro
É natureza e miscigenaçãoCenas de cinema, lindos temas de amor
A união da família, momentos que o vento levou
O homem tem que usar a consciência
As maravilhas da ciência
Para viver em harmoniaVem recordar... ranchos, blocos e cordões
Os mascarados nos salões
As fantasias do Municipal
Embarque nesse bonde, é carnaval!São vinte e uma estrelas que brilham no meu olhar
Se eu for falar da Portela não vou terminar
Lá vem minha águia no céu da paixão
O azul que faz pulsar meu coraçãoOh! Majestade do Samba
Meu orgulho maior é tua bandeira
Chegou minha Portela, meu eterno amor
A luz de Oswaldo Cruz e Madureira
Fonte: Portela Web
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